hit tracker

Cloud – Mantenha seus arquivos na nuvem

CLOUD

Você sabe que o termo Cloud está na moda e você escuta muito falar dele nos meios tecnológicos, mas você entende realmente o que isso significa e qual a sua aplicação em nossas vidas?

Cloud ou nevem na tradução literal é o termo utilizado para armazenagem remota de arquivos, ou seja, em Cloud storage ou na nuvem.

Vamos colocar com fatos e exemplos do dia a dia dessa forma fica mais fácil para você entender porque o armazenamento Cloud pode e vai mudar a forma de lidar com arquivos.

A tecnologia e os devices veem sofrendo mudanças drásticas nos últimos anos. O computador do estilo desktop esta sendo usado cada vez menos e está dando espaço para dispositivos que tenha mobilidade, como os notebooks, smartphones e tablets. E você se pergunta, mas tá, e o que isso tem a ver com Clou Storage.

cloud-storage

Vamos lá, imagine que você fez uma apresentação importante da sua empresa no seu notebook ou tablet e deixou eles em casa, pois você foi a um happy hour. Chegando lá conheceu uma pessoa que tem o caminho para mudar a sua vida, mas você não tem os dados que precisava, pois eles estavam armazenados localmente nos seus dispositivos e mesmo tendo um notebook que poderia usar, seus arquivos estão indisponíveis no momento. Mas e se eles estivessem na Cloud, ou nuvem, não bastaria apenas pegar um device qualquer e acessa-los, em qualquer lugar e a qualquer momento?

Estão começando a entender a questão da mobilidade? Além disso, são evitados problemas como meu HD queimou, perdi meu pen drive, meu HD externo sumiu e perdi tudo o que tinha de importante armazenado. isso já ocorreu comigo e foi frustrante.

Por isso, meus amigos, a ideia é manter os seus arquivos online, ou seja em Cloud, armazenados na nuvem (claro que vamos manter uma cópia de segurança) e com acesso possível a partir de quase qualquer device ligado a uma conexão da internet.

CLOUD COMPUTING

Cloud-Server

Cloud computing ou computação em nuvem, mudou completamente o formato de como as empresas e os usuários consomem a tecnologia, principalmente por três questões principais:

  • Retira da mão dos usuários a maior parte do esforço para gerenciar e dar manutenção em aplicativos.
  • O tamanho da nuvem não tem uma limitação física, assim como, um HD ou um pendrive tem, podemos fizer que ela é quase infinita.
  • Acessibilidade é a palavra chave do Cloud Computing, afinal, você precisa de um dispositivo qualquer conectado a internet e isso te dá muito mais segurança e liberdade na segurança dos seus dados.

Você consegue contextualizar o quanto de Cloud server tem na sua vida? Você assista a vídeos no youtube? Usa Netflix? Spotify? Todos eles são baseados em streaming e para isso você usa o seu acesso a esses sites para buscar por dados armazenados em Cloud Server dos provedores dos serviços. Já imaginou ter toda a base de dados do youtube baixada no seu notebook? hehehehe. Sem chance não é verdade.

CLOUD SERVER

Cloud

Os servidores em nuvem oferecem excelentes benefícios sobre as opções tradicionais de servidores compartilhados ou dedicados.   Em alguns aspectos, os servidores em nuvem funcionam da mesma forma que os servidores físicos, mas as funções que eles fornecem podem ser muito diferentes. Ao optar pela hospedagem em nuvem, os clientes estão alugando espaço de servidor virtual em vez de alugar ou comprar servidores físicos. E normalmente o custo é mais baixo e a velocidade de acesso aos dados podem ser muito maiores.

CLOUD SERVICES

Você vai encontrar muitas empresas oferecendo o serviço de Cloud na internet e entre elas estão todas as maiores empresas dos setores de tecnologia, como IBM, Google, Apple, Microsoft.

Além disso, você vai encontrar preços muito variados nos serviços e o que você deve levar em conta na hora de contratar o seu serviço de Cloud?

Lembre-se da importância dos seus dados. Eles devem estar protegidos, não podem ser perdidos ou acessados por terceiros, tem que ter capacidade de escalagem, caso precise de espaços maiores com o decorrer do tempo.

Esses são fatores primordiais na escolha do seu serviço de Cloud, pois esse será o seu novo HD e ele deve estar seguro e sempre disponível para que você possa acessar tudo aquilo que precisa 24h/7 dias por semana, sem falhas.

Este artigo trouxe para vocês uma noção inicial do serviço de Cloud, vamos buscar informações mais detalhadas de cada serviço para que possamos colocar em discussão quais os melhores serviços de Cloud para usarmos no nosso dia a dia.

 

Fontes: CloudCloud ServerHospedagem de sites